Quem não gosta de sentar e escutar uma história bem antiga dos seus avós? Com o intuito de que os idosos vivam cada vez mais, alguns cuidados são necessários para envelhecer bem e com saúde, pois, a partir dos 50 anos de idade, o corpo humano já sofre mudanças no sistema imunológico, deixando o organismo menos resistente a algumas doenças.
Mas engana-se quem pensa que envelhecer significa tédio. São incentivados aos idosos, cada vez mais, cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, caminhadas e atividades artísticas.
A aposentada Mareline Costa, de 62 anos, cuida da saúde e toma diversos cuidados na hora da alimentação. Para ela, a idade não é sinal de fraqueza. "Eu sou como o vento, adoro balançar. Vou a festas e bailes, gosto de dançar, de estar sempre em movimento e antenada com o mundo", afirma. A aposentada se diverte também fazendo palavras cruzadas, navegando na internet e trabalhando em campanhas solidárias com crianças carentes, feitas por um grupo de mulheres em sua cidade.
A pedagoga modificou sua alimentação. Quando trabalhava o dia inteiro, não tinha hora certa para comer e nem conseguia se alimentar de forma saudável. "Hoje sou mais disciplinada. Dá para separar melhor os alimentos e preparar um bom café da manhã e almoço", explica ela, que ensina os hábitos de alimentação saudável para os netos Isabela, de 7 anos, e Luis Eduardo, de 2. "Já diminui bastante a quantidade de café, refrigerantes, gorduras e de sal. Sempre gostei de saladas de verduras e legumes, então apenas aumentei a frequência desses alimentos durante meu dia", afirma.
Ela realiza atividades físicas semanalmente. "Faço hidroginástica e aeróbica duas vezes por semana. Quando possível faço caminhada com o meu marido, que tem 72 anos. Controlo minha alimentação, pois ainda tenho muito que viver, aprender e participar", afirma Mareline. As atividades físicas auxiliam no aumento do HDL (colesterol bom) e previnem o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário