quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O GOVERNO VAI DAR BICICLETAS AOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA



Enviado por Alexandre Costa Nascimento, 14/10/13 5:34:59 PM


      O governo do estado do Piauí encontrou uma solução sustentável para resolver o problema do transporte escolar para os alunos das redes estadual e municipal de ensino. Com investimento de R$ 44,6 milhões, o governo vai adquirir um total de 120 mil bicicletas para serem distribuídas aos estudante do estado que moram a uma distância de até quatro quilômetros da escola onde estudam.

O programa Pedala Piauí é executado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e tem como objetivo de facilitar o acesso ao ensino e incentivar a prática de atividades saudáveis. Os equipamentos foram adquiridos por meio de licitação (TC-N-005065/13) ao custo individual de R$ 371,66 por bicicleta.

Até agora, o governo já entregou cerca de 10% do total de bicicletas ao municípios. “Essas bicicletas fazem parte de uma política educacional adotada pelo governo do estado. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade e segurança para os nossos alunos no percurso de casa para a escola e garantir que todos tenham acesso à Educação”, afirma o secretário da Educação, Átila Lira.

Alunos são beneficiados com as bicicletas do programa Pedala Piauí. (Foto: Kalberto Rodrigues)
Alunos são beneficiados com as bicicletas do programa Pedala Piauí. (Foto: Kalberto Rodrigues)
Para o governador Wilson Martins (PSB), a bicicleta representa um novo ciclo na vida dos estudantes e ajuda a evitar a evasão escolar. “Quem já morou na zona rural sabe da dificuldade que é ir para uma escola, de tentar ser alguém na vida. Por isso, estamos encurtando esses caminhos, dando condições totais para o estudante que mora longe ou que mora perto de ter uma carreira profissional, um ensino de qualidade”, diz.

Todos os dias, para chegar até a escola onde cursa o 9º ano, Amanda Íris, 16 anos, percorria uma média de três quilômetros a pé. Ela foi uma das contempladas com as bicicletas do programa. “Vou levar menos tempo para chegar, além do que, não vou chegar cansada para assistir às aulas”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário