Diz aquela canção: " amigo palavra fácil de pronunciar e coisa difícil de se encontrar"... Não há nada neste mundo melhor do que ter amigos. Verdade é que viemos do pó e ao pó voltaremos. Que não devemos acumular riquezas na Terra, pois quando partirmos desta para melhor, até as coisas mais queridas ficarão para trás.
É inquestionável que há sim uma riqueza que devemos acumular o mais que pudermos. Um patrimônio tão exclusivo que nem a morte terá forças para nos arrancar: a Amizade.
Esta, quando bem construída, é como carrapato. Não desgruda, ainda quando não a queremos por perto. Sim, pois para a amizade não existem distâncias. Quando estamos atravessando as maiores crises, envoltos de escuridão e solidão, de súbito, mal se sabe de onde, surge um amigo com uma lanterna na mão e uma solução na cabeça. Ou ao menos, com palavras reconfortadoras que nos ajudam a reencontrar nosso rumo. Sentimos que mesmo quando o amigo nos concede uma distância para respirar e, às vezes, até nos dar o direito de chorarmos sozinhos, na verdade ele continua ali do lado, à distância de um telefonema, de um chamado, preocupado e aguardando um sinal para entrar em cena.
Para a amizade, o tempo também parece inexistir. Quantas vezes largamos um amigo para trás, sem data de retorno. E eis que vem o inesperado dia do reencontro e lá está ele, feliz em te ver, de braços abertos, como se você nunca tivesse partido. A alegria é a mesma, o carinho permanece e até aquele apelido que, por anos você conseguiu fugir, reaparece da boca marota de quem te conhece melhor do que ninguém. Antigas histórias são recontadas e, de repente, alguém tem coragem de dizer, na sua cara, que você está com rugas e cabelos brancos, que não existiam em outros tempos. E tem algo melhor do que isso? Ainda mais quando você percebe que aquela barriguinha tanquinho que seu amigo tanto exibia agora parece caber a lavanderia inteira. Tudo pode ser dito, tudo é permitido, pois o verdadeiro respeito e consideração brotam da alma.
Verdadeiros amigos não se ofendem, pois SABEM e COMPREENDEM a fraqueza do outro. No máximo, dizem: “ele é assim mesmo”, deixam o momento passar e seguem a vida felizes, como se nada tivesse acontecido.
Talvez o maior segredo da amizade seja sua capacidade de “não cobrar”. Muitos relacionamentos se desgastam pela excessiva cobrança do outro, daquilo que ele gostaria que você fosse: Seja assim, aja deste jeito, pense por este caminho, sinta desta forma, reaja desta maneira… para o amigo porém, tanto faz. SEJA VOCÊ, SEJA FELIZ e, depois, venha me contar a história.
Amizade é liberdade. Mas ainda assim, quando você erra, e erra feio, o verdadeiro amigo chega ao seu encontro e joga tudo na sua cara. Da forma mais fria e direta possível. Demonstra os seus erros, seus equívocos, suas atitudes que prejudicam a você a àqueles que te rodeiam. E o curioso, é que você aceita. Você ouve. Você percebe que seu amigo apenas quer te ajudar e está sendo sincero. Então, não fica bravo nem chateado com ele pelas duras palavras. Mas ao contrário, passa a pensar com carinho e atenção sobre tudo que ele disse.
A Amizade não tem fronteiras, raça, credo e cor. Pode ser física ou virtual, ainda mais no mundo de redes sociais em que vivemos. Mas a essência é sempre a mesma.
Portanto, meu amigo, eu só posso te desejar de coração uma única coisa: tenha muitos amigos. Mais do que acha ser capaz de cuidar. E tenha uma regra em sua vida: acumule ao menos um amigo por dia. Assim, no dia em que a inexorável vestida de negro chegar, você levará consigo centenas de amizades fortemente agarradas ao seu coração. A luz te acompanhará para onde você for. E quando menos esperar, seus olhos se abrirão e lá estarão eles, à sua frente, orgulhosos, de braços abertos, sorrindo para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário