Crescimento da produção do cereal no Estado é de 111% em relação à colheita 2012/13, ocupando 1,32 milhão de hectares
Cooperativas paranaenses devem receber em torno de 2,92 milhões de toneladas de trigo, ou 75% do total produzido
O inverno chegou e a lembrança dos produtores acerca do que aconteceu no ano passado durante a estação fria é inevitável. As geadas dos meses de julho e agosto castigaram as lavouras da safra 2012/13, principalmente o trigo cultivado no Estado. Porém, a cada novo ciclo, a esperança renasce junto aos agricultores, sempre focados em conquistar melhores resultados de produção e lucratividade, como ocorre, pelo menos até agora, nesta safra.
Quem imaginou que o trauma recorrente da quebra da produção de trigo fosse inibir o plantio, se enganou completamente. A cultura puxa a fila e é a principal responsável pela estimativa de incríveis 97% de crescimento frente à produção da safra passada, puxando os números de forma ímpar.
De acordo com o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a expectativa é que o Estado produza 4,58 milhões de toneladas entre as culturas de trigo (61% já plantada), aveias branca (62%) e preta (63%), canola (86%), centeio (18%), cevada (3%) e triticale (34%), contra 2,32 milhões de toneladas da safra passada.
O trigo é responsável por 86,8% deste montante, podendo atingir a marca de 3,98 milhões de toneladas, a maior produção de todos os tempos em território paranaense. Sozinho, o crescimento da produção da cultura é de 111%. Para atingir um volume neste patamar, o cereal "roubou" parte da área do milho safrinha, e atingiu a marca de 1,32 milhão de hectares, contra 1 milhão de hectares no ano passado, uma elevação de 32%. "Apesar de os 20 dias sem chuvas na região Norte terem atrapalhado um pouco a formação do cereal, agora está tudo regularizado e as condições climáticas são muito boas para atingir os patamares projetados", observa o engenheiro agrônomo do Deral, especialista em culturas de inverno, Carlos Hugo Godinho.
No ano passado, as geadas fizeram a produtividade do trigo despencar e fechar na casa dos 2,2 mil quilos/hectare (kg/ha), sendo que nesta safra – caso as temperaturas sigam amenas – é atingir a marca de 3 mil kg/ha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário