AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
"A coordenação da campanha do Eduardo (Campos) fará uma pesquisa no Paraná para analisar o melhor cenário"
Refletindo para melhor resultado:
Em nível nacional, o PPS já decidiu apoiar o pré-candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), com "o objetivo de derrotar o PT, partido que o país não aguenta mais", nas palavras do deputado federal pelo Paraná Rubens Bueno, que visitou ontem a redação da FOLHA. No Paraná, a posição do partido deve ser conhecida apenas após a convenção estadual, marcada para 30 de junho: há possibilidade de manter o apoio ao governo de Beto Richa (PSDB); de candidatura própria com Rubens Bueno, que disputaria o Palácio do Iguaçu pela terceira vez; e de se formar uma terceira via com partidos menores, como PHS e PV. "A coordenação da campanha do Eduardo (Campos) fará uma pesquisa no Paraná para analisar o melhor cenário." Bueno participou ontem em Londrina do curso de formação de dirigentes dos diretórios municipais do partido na região norte.
Os vereadores de Londrina aprovaram na última sessão plenária parecer prévio da Comissão de Justiça e Redação sobre projeto de lei de Gaúcho Tamarrado (PDT) que tenta viabilizar a instalação de parques industriais ao lado de fundos de vale. A proposta libera edificações de até dois pavimentos, incluindo o térreo, com altura máxima de 18 metros. Atualmente, só são permitidas construções a pelo menos 120 metros contados a partir do alinhamento predial. Antes de emitir opinião, a Comissão de Justiça quer ouvir o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). Já o Conselho Municipal da Cidade (CMC) não se manifestou sobre o assunto, apesar de ter sido consultado em fevereiro deste ano e de pedido de prorrogação de prazo pela entidade.
A 6ª Promotoria de Justiça de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, entrou com uma ação civil pública contra a prefeita da cidade, Bete Pavin, e também contra quatro empresários por desrespeito à Lei de Licitações. O promotor de Justiça Paulo Conforto contesta a contratação, pela administração municipal, da empresa GTN Produções Artísticas, sem licitação. O objetivo do município era contratar shows dos músicos Gustavo Lima, César Menotti e Fabiano, Álvaro e Daniel e do Grupo Negritude Junior, para a Festa da Uva 2014.
A Lei de Licitações, porém, admite a contratação de artistas, sem a exigência de processo licitatório, somente em casos em que a contratação é feita diretamente com os músicos, ou por meio de seus empresários exclusivos, e a empresa GTN não era exclusiva de todos os artistas contratados. "Para burlar a Lei de Licitações, a empresa GTN obteve, junto ao empresário destes artistas, uma exclusividade apenas para o dia em que iriam se apresentar na Festa da Uva, o que é rechaçado pelos Tribunais de Contas do país", explica Conforto.
De 399 municípios existentes no Paraná, 83 – ou quase 20% do total – estão fora da relação de gestores públicos com contas julgadas irregulares. O dado é do Tribunal de Contas (TC) do Estado do Paraná, que ontem colocou à disposição da população uma lista com informações adicionais sobre esses administradores. Por meio dela, é possível fazer a consulta pelo nome do agente público, CPF, cargo ou entidade por ele dirigida, entre outros critérios de pesquisa. A nova ferramenta permite, ainda, abrir o acórdão e verificar se foram aplicadas sanções ao gestor público, bem como saber a situação da sanção – se ela está vigente, se foi cancelada, recolhida ou suspensa. Este ano a relação conta com 1.783 contas irregulares, relativas a 1.275 administradores públicos.
Contatada, a assessoria de Campos disse que o perfil recebe diariamente diversos contatos e que, "por padrão, é solicitado para que essas pessoas enviem o conteúdo de suas demandas por mensagem direta". A nota afirma que o tuíte em questão seguiu esse procedimento. "São falsas as informações de que negociamos compra de seguidores. A prova irrefutável disso é que nosso perfil oficial no Twitter conta com cerca de 27 mil seguidores, número modesto, que representa um trabalho que começou há apenas alguns meses", diz a nota. O perfil do @publicidadees se identifica no Twitter como: "Empresa de Publicidade em Mídias Sociais. A maior concentração de seguidores por metro quadrado"
Roncador:
Diversas propriedades rurais do município de Roncador (noroeste do Paraná) foram destruídas pelo forte temporal que caiu sobre a cidade durante a noite de quinta (5) e a madrugada desta sexta-feira (6). Foram registrados ventos fortes de mais de 70 km/h e muita chuva. A tempestade destelhou inúmeras casas, arrancou árvores de grande porte (araucárias) pela raiz e causou muitos prejuízos a centenas de pessoas.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Roncador, o maior dano foi registrado na Fazenda Cachoeira. Os galpões da área usados para guardar máquinas e veículos agrícolas foram completamente destruídos. Um aviário do município também sofreu prejuízos, de acordo com a prefeitura. Mais de mil frangos morreram durante o temporal. A Secretaria de Ação Social de Roncador deve fazer o levantamento dos estragos para começar a ajudar os moradores mais prejudicados.
UMUARAMA:
A cidade de Umuarama (noroeste) também foi atingida pelas chuvas. Foram registrados alagamentos e o Corpo de Bombeiros do município ficou sem telefone durante a manhã desta sexta-feira por conta de um problema técnico.
Policiais e grevistas entram em confronto
São Paulo - Para inviabilizar a operação do metrô e manter a greve pelo segundo dia consecutivo, os funcionários fizeram piquetes em estações, pela manhã, e, pela primeira vez na história da companhia, a Polícia Militar ocupou plataformas e áreas de embarque. A Força Tática da PM e cerca de 70 integrantes do sindicato entraram em confronto.
Os PMs usaram bombas de efeito moral e balas de borracha para desobstruir as catracas. Houve correria dentro da estação e uma pessoa foi detida. O presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior, estava com o grupo. Segundo o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, os sindicalistas impediram que os trabalhadores que não aderiram à greve liberassem o trecho entre as Estações Ana Rosa e Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário