segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DORMIR POUCO OU DORMIR MUITO É PREJUDICIAL À SAÚDE?


Divulgação


Siga as dicas: 

1. Mantenha um diário do sono 
Esse dá trabalho, mas se você está dormindo mal há dias, vale tentar: mantenha um diário do seu sono, que registre seu humor e hábitos antes de dormir, a qualidade do sono e seu nível de descanso e produtividade quando acordar. Você vai identificar padrões e gatilhos pra quando você dorme bem ou mal 

2. Tenha um ritual 
Não use a cama nem o quarto pra nada que não seja dormir. Faça do seu quarto um santuário do seu descanso e tenha um ritual de dormir: desligue os eletrônicos, coloque um pijama confortável e apropriado à temperatura da ocasião, vá deitar e acorde mais ou menos no mesmo horário todos os dias.

3. Se necessário, durma menos pra dormir mais 
Essa dica é mais drástica, mas talvez seja melhor dormir pior em um dia - ou seja, se privar forçadamente de sono - pra cansar o corpo e fazê-lo dormir melhor no dia seguinte. 

4. Se for tirar sonecas, faça do jeito certo 
Se você dorme mal, fuja das sonecas no fim da tarde e das que durarem mais de 30 minutos. 

5. Esvazie a cabeça 
Olha a ironia: tem gente que não dorme porque fica se revirando na cama, preocupado com o que vai acontecer se não dormir. É ansiedade. A melhor solução pra isso é esvaziar a cabeça com práticas como meditação, por exemplo - que, se você lê a GALILEU, já sabe que é boa pra uma porção de coisas. 

6. Se preciso, vá ao médico 
Nada disso deu certo? Procure um médico. Privação de sono é um dos hábitos corriqueiros mais prejudiciais a nossa saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário