domingo, 7 de setembro de 2014

BLOG TURISMO : CURTA O INVERNO EM LUGARES INCRÍVEIS SEM SAIR DO PARANÁ!



                 Aqui mesmo, no Paraná, é possível visitar lugares acolhedores e muito bonitos, com natureza deslumbrante e boa estrutura de hotéis e pousadas. Selecionamos cinco destinos paranaenses para você aproveitar o friozinho ao lado das pessoas que você gosta, e o melhor, sem sair do Paraná. Confira e boa viagem! 
                                             SUGESTÕES DE LUGARES:

Sengés 

               Os amantes do turismo de aventura já devem conhecer, mas quem está à procura de um refúgio rústico e tranquilo para fugir das loucuras da cidade grande, não pode deixar de ir a pequena Sengés, no Nordeste do Paraná. Ao lado de Jaguariaíva, também no Paraná, Itararé e Bom Sucesso do Itararé, já no estado de São Paulo, a cidade forma o deslumbrante Vale do Itararé. 

Divulgação
Divulgação


             O cenário é ideal para quem quer tirar apenas alguns dias de descanso e não pretende viajar muito para poder relaxar. Sengés fica a menos de três horas de Londrina. Contemplada por riquezas naturais belíssimas, Sengés é muito conhecida como polo da indústria madeireira, mas tem forte potencial turístico, ainda pouco explorado. Na região, o turista encontra águas límpidas em abundância como rios, riachos, corredeiras, cascatas e belas quedas d'águas, que formam lagos e represas. Cannyons, vales, grutas e florestas completam a paisagem. 

Como chegar 

Sengés fica a 262 km de Londrina - com acesso pela PR-151. Quem sai de Curitiba vai rodar cerca de 222 km - com acesso pela rodovia PR-092. 

Onde ficar 

Hotel Sengés 
Av Paraná, 368 
(43) 3567-1333 
www.hotelsenges.com.br 

Em Itararé (a 16 km de Sengés) 

Fazenda Jatibuca (rural) 
Rodovia SP 258 - Km 326 - Bairro do Rio Verde 
(15) 3532-2588/ 3431-8262 


Faxinal 

            A natureza foi generosa com o município de Faxinal (a 100 km de Londrina). De relevo acidentado e recursos hídricos abundantes, a cidade concentra dezenas de cachoeiras que a tornam ideal para o turismo de aventura ou a simples contemplação das exuberantes paisagens formadas por rios, quedas d'água e mata nativa deixam o clima sempre ameno e agradável. 

                  A região tem 68 cachoeiras catalogadas. As quedas mais abruptas - que ultrapassam os cem metros de altura - favorecem a prática de esportes radicais como o rapel, oferecido por guias especializados do próprio município. Nessa modalidade, os praticantes descem por encostas de montanhas ou paredões de rochas através de amarrações. A surpresa maior da aventura é o forte ''spray'' de água que emana das cachoeiras, banhando o esportista durante a descida. 

Reprodução
Reprodução


            O mais antigo e estruturado hotel fazenda é o Luar de Agosto. A área de 50 alqueires é cercada por montanhas e banhada pelo rio São Pedro, que também batiza o salto de 125 metros onde é possível praticar rapel ou simplesmente contemplar a impressionante cachoeira que, com ajuda do vento, molha até mesmo quem está a vários metros de distância. O hotel oferece também o arvorismo, que permite aos praticantes caminharem por uma trilha acrobática entre as copas das árvores, boia-cross, rapel e piscina com capacidade para 400 mil litros de água corrente. Os hóspedes do chalé podem utilizar também a piscina aquecida. 
Outras informações pelo telefone (43) 3461-1421 ou pelo site www.luardeagosto.com.br. 

Como chegar 

Faxinal fica a 100 km de Londrina, saindo pela PR-445, cruzando a BR-376 e seguindo a PR-272 até Faxinal; a 70 km de Ivaiporã, pelas PR-466 e PR-272; e a 167 km de Campo Mourão saindo pela BR-158 e chegando pela BR-369, BR-466 e BR-272. 

Onde ficar 

Hotel Fazenda Luar de Agosto 
Estrada do Barreirinho, 442, Vale do Ivaí 
(43) 3461-1421 
www.luardeagosto.com.br 

Hotel Maísa 
Rua Eugênio Bastiani, 785 
(43) 3461-1568 

Hotel e Restaurante Anthony 
Avenida Brasil, 1783 
(43) 3461-1833 

Hotel Itaipu 
Rua Ismael Pinto Siqueira 
(43) 3461-1534 

Rota do Café 

                  A Rota do Café é um passeio que foi cuidadosamente elaborado por uma iniciativa do Sebrae Paraná e parceiros, com objetivo de fomentar o turismo no norte do estado. A ideia nasceu com a proposta da regionalização das rotas turísticas do Paraná. 

          Propriedades cafeeiras, cooperativas, empresas do ramo, centros de pesquisas, museus, pousadas e restaurantes rurais são alguns dos empreendimentos envolvidos no tour. Nesses lugares, o turista irá conhecer belas paisagens, o processo produtivo dos grãos, as antigas máquinas, casas e construções da época dos barões de café, participar de rodadas de degustação, além de se deliciar com os cafés coloniais.

Reprodução
Reprodução - <i>A Estância Ecológica Guairucus, em Santa Mariana, é um dos atrativos da Rota do Café</i>
A Estância Ecológica Guairucus, em Santa Mariana, é um dos atrativos da Rota do Café


Ao todo 25 municípios fazem parte da Rota. Em Londrina, outras cidades da região como Arapongas, Cambé, Rolândia e Assaí também estão inclusas na Rota. Em Ribeirão Claro tem uma fazenda antiga, que há cerca de 150 anos produz café. Ela conserva toda a história, do terreirão à tulha. A visita é encerrada com um café colonial, com doces, bolos, pães e produtos feitos com o grão. 

Como chegar e onde ficar 

A Rota do Café abrange várias cidades do Norte e Norte Pioneiro do Paraná. Para saber como chegar a cada uma delas acesse o mapa. 

Para informações sobre os atrativos da Rota e onde ficar clique aqui

Tibagi 

O Paraná é um Estado rico em belezas naturais que vão muito além da região serrana e do litoral. Bom exemplo é a região dos Campos Gerais, repleta de áreas verdes, rios límpidos e monumentos rochosos. 

Quer um exemplo? Que tal programar uma pequena viagem e dar um pulo até Tibagi, que já foi eleita a "melhor cidadezinha do Brasil"? O destino fica 'logo ali', a 210 km de Londrina. 

Um dos 42 municípios que integram a bacia do rio do mesmo nome, situada na "Rota dos Tropeiros" (centro leste do Paraná), Tibagi é considerado um dos mais belos municípios brasileiros. 

Gina Mardones/Equipe Folha
Gina Mardones/Equipe Folha


                Destacam-se como atrativos naturais o Parque Estadual do Guartelá, com seus fantásticos "canyons", como o do Rio Iapó, mais conhecido como Canyon Guartelá (6º maior do mundo), suas cachoeiras e insinuantes formações rochosas. Percorrendo suas várias trilhas, pode-se descobrir inúmeras belezas, como a Cachoeira da Ponte de Pedra, com queda de quase 200 metros. 


Pousadas e fazendas em Tibagi 

Enquanto o Parque Guartelá é procurado pelo turismo contemplativo de apenas um dia, pousadas e fazendas adjacentes investem em roteiros alternativos, opções de aventura e infraestrutura para que o visitante fique mais tempo na região. 

Um exemplo é a Reserva Ecológica Itaytyba, propriedade particular localizada no outro lado do cânion, em uma área de 1090 hectares ao longo da margem direita do Iapó. O complexo ecoturístico rural conta com uma infraestrutura para grandes grupos e eventos, além de diversas opções de lazer, gastronomia, atividades culturais e programas ambientais. Dentro da reserva, chama atenção o Recanto Paleontológico Prof. Olavo Soares que reúne um acervo com preciosas informações sobre os dinossauros, fósseis, cristais, minerais e rochas, oriundos de diferentes regiões. 

Outra estância interessante da região é a Fazenda São Damásio, com acesso pelo Km 38 da Rodovia Tibagi – Castro (PR-340). Antiga propriedade escravocrata, a fazenda guarda paredões abruptos do Cânion Guartelá, além de vários arenitos que despontam pelos campos ao redor. A paisagem deslumbrante e primitiva do local já foi cenário para diversos documentários, entre eles o filme "Preço da Paz", de Paulo Morelli, que conta a história da Revolução Federalista brasileira. Para chegar até aos mirantes naturais, o visitante tem que atravessar quase uma dezena de porteiras entre capões de mata nativa, lavouras e pastagens. Frederico Zens, proprietário da fazenda, só faz uma exigência para quem quer conhecer o local. "Não esqueçam de fechar as porteiras, senão o gado vai pro brejo". 

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Tibagi

Como chegar 

Tibagi fica a 260 km de Maringá, 210 km de Londrina – pela PR-445, BR-376, PR-160 e PR-340); 210 km de Curitiba – pela BR-376 e PR-153; e 100 km de Ponta Grossa – também pela BR-376 e PR-153. 

Onde ficar 

Urbanas 

Pousada das Alamandas 
Praça Leopoldo Mercer, 146 
Centro 
(42) 3275-3015 

Pousada do Engenho 
Rua Ana Beje, 741 
Centro 
(42) 3275-1103 
marcelogeus@hotmail.com / patriciadegeus@hotmail.com 

Rurais 

Aldeia dos Pioneiros (Itáytyba Ecoturismo) 
BR 153 - (Transbrasiliana) km 184,4 
(42) 3275-2137 
itaytyba@itaytyba.com.br 
www.itaytyba.com.br 



 

Prudentópolis 

A cidade de Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí, a partir do encontro do rio dos Patos com o rio São João. O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do Estado. 

A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, o que possibilita contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda infraestrutura para receber os visitantes. 

Reprodução
Reprodução


                   Entre os atrativos, destaque para o Salto São Francisco, o mais alto do Sul do país com 196 metros de queda livre. Outra atração da cidade são as atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com danças de grupos folclóricos e gastronomia típica. A cidade também apresenta lindas igrejas consideradas patrimônio cultural e artístico e museu com acervos da história de Prudentópolis. Para os que quiserem se aventurar, o município oferece a prática de rapel, canyoning, rafting e tirolesa. 

                   Localizada ao lado da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava (com acesso também pela BR-277 ao sul do município), Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região. 

Como chegar 

Prudentópolis fica a 97 km de Ponta Grossa – saindo pela BR-376 e chegando pela BR-373; a 203 km de Curitiba – pela BR-376, seguindo a BR-277 e chegando pela PR- 160; e a 331 km de Londrina – saindo pela PR-445, pegando a BR-376 e chegando pela BR-373. 

Onde ficar 

Ózera Hotel Pousada 
Rodovia BR-373 - kmM 260, s/n - Rio dos Patos 
42 3446-5316 
E-mail: ozera@ozera.com.br 
Site: www.ozera.com.br 

Elite Palace Hote
Rua Marechal Deodoro, 1530 - Centro 
(42) 3446-4838 
elitehotel@elitehotel.com.br 
www.elitehotel.com.br 

Mayná Palace Hotel 
Rua Osório Guimarães, 935 - Centro 
(42) 3446-2091 
www.hotelmayna.com.br/site/ 

Villa Lopes Hotel 
Av São João, 2595 - Centro 
42 3446-1476 
E-mail: falecom@villalopeshotel.com.br 

Hotel Baruck 
Av São João, 2897 - Centro 
(42) 3446-4029 
contato@hotelburack.com.br 
www.hotelburack.com.br 

Tomazina 

Tomazina é sem dúvida um lugar de total tranquilidade. Uma caminhada pela ruas é um bom começo para desfrutar de toda paz e sossego que a cidade oferece. Mas se a sua 'praia' é adrenalina, não tem problema, o lugar também é perfeito para a prática do turismo de aventura. 

Reprodução
Reprodução


Cortada pelos Rio das Cinzas, Tomazina abriga, bem próximo ao centro da cidade, belas cachoeiras e corredeiras, além do Salto Cavalcanti, um dos mais bonitos do Brasil, com 15 metros de altura e 150 metros de extensão. A cidade ainda tem vocação para o turismo rural, com ótimos hotéis fazenda, passeios a cavalo, charretes pelas ruas da cidade, além do ar puro e natureza exuberante. 

Salto do Cavalcanti 

Agraciada pelas corredeiras do Rio das Cinzas, a cidade desenvolveu uma vocação natural para os esportes aquáticos. A canoagem foi a primeira modalidade a despontar na região. Hoje, Tomazina faz parte do Circuito Nacional de Canoagem, realizando anualmente (sempre em novembro) o Festival de Canoagem, que durante três dias recebe atletas e visitantes de todo o País. 

Parque das Corredeiras 

A região atambém é propícia para a realização de trilhas, subidas às cavernas nos morros que rodeiam a cidade, rafting, motocross e muito mais. Na cidade não deixe de visitar locais como o Horto Florestal Municipal, a Reserva Ecológica Bordignon, a Reserva Ecológica da Tribo Indígena Pinhalzinho, o Ninhal das Garças, as Grutas do Grotão e as Ruínas da Ponte de Ferro. 

Com tantas atrações, essa cidadezinha de aproximadamente 9 mil habitantes, atrai muita gente no verão, quando chega a acolher cerca de 25 mil habitantes, entre moradores locais e população flutuante. Só falta mesmo você! Tomazina fica entre duas e três horas de Londrina (cerca de 200 km), o que significa que é possível visitá-la em um fim de semana, que pode ser prá lá de divertido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário