terça-feira, 21 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 : DUVIDO DA VERACIDADE DESTA PESQUISA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!


Quando estudante de sociologia aprendi que se deve duvidar e não aceitar o que se é mostrado. Em pesquisas pode-se manipular dados. Buscar locais próprios em redutos onde seu candidato tem maior aceitação.
Estas dúvidas pude comprovar quando houve uma pesquisa do IBGE em Londrina sobre a população de Londrina. Escrevi e foi publicado pela Folha de Londrina na época um artigo "Londrina não sabe quantos filhos tem". Disse que nunca havia sido pesquisado pelo Instituto de Pesquisa. Fui chamado para explicar em uma repartição que ficava na Rua Pernambuco em Londrina.
Mostraram que eu estava errado e me mostraram uma ficha com dados em que eu fui pesquisado... Na pergunta : Quantos filhos tem? Apareciam : 3 filhos. Como se só tenho 2 filhos? Não podem ser pesquisas confiáveis!
Agora, ouvi na Rádio Paiquerê, antes ter visto no Jornal Nacional, que mostram que pela primeira vez em uma pesquisa do instituto Datafolha, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). O levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) mostra, no entanto, que eles continuam tecnicamente empatados.
Em votos totais, Dilma tem 46% (antes tinha 43%), contra 43% de Aécio, que tinha 45% na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%. Outros 6% dizem estar indecisos.
A pesquisa mediu ainda a aprovação ao governo Dilma. Dos entrevistados, 42% julgam a administração petista boa ou ótima. Outras 20% classificam o governo como ruim ou péssimo. Aqueles que dizem que a gestão atual é regular somam 37%.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.
Guarde este depoimento...duvido que esta pesquisa reflete alguma realidade. A verdadeira e que nunca falha é a mostrada nos meios de informação como a internet, veja se em alguma aparece o que esta pesquisa mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário