A história do Aeroporto de Londrina - Governador José Richa inicia-se em 1949 quando foi erguida uma casa de madeira no local onde hoje é o atual aeroporto, na zona Leste da cidade. Em 8 de abril de 1956, foi inaugurada a estação de passageiros do aeroporto pelo então prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. Até o início das obras da grande reforma em 2000, o terminal de passageiros manteve os seus traços básicos, na exceção de algumas pequenas reformas sofridas.
Em 1958, o aeródromo alcançou a terceira posição, superado apenas por Congonhas, em São Paulo, e Santos-Dumont, no Rio de Janeiro. Segundo registros, em julho de 1959, o movimento médio diário teve o seu pico, superando 125 operações entre pousos e decolagens da aviação regular, particular e táxis aéreos.
O intenso movimento manteve-se até 1962, e em 1963, já abalado pelos efeitos da crise do café, a atividade na região caiu, passando o aeroporto para a 11ª posição entre os aeroportos nacionais. Os números realmente eram espantosos. Em 1962, foi registrado um total superior a 49 mil operações entre pousos e decolagens e um movimento de 250 mil passageiros.
O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff e o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly estiveram reunidos ontem, durante audiência com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, buscando soluções necessárias para a instalação do ILS e outras melhorias no Aeroporto de Londrina.
Pelo acordo firmado, o prefeito Kireeff irá viabilizar o restante da desapropriação, entre outras medidas, para que o processo possa avançar. Hauly irá levar a discussão aos deputados federais do Paraná para levantar recursos por meio de uma emenda de bancada.
Na reunião, Hauly lembrou que está nesta luta há mais de 20 anos. “Tivemos avanços com a ampliação do aeroporto e das pistas, aquisição de terrenos (repassamos via Governo do Estado R$ 16 milhões para pagamento das indenizações), mas ainda não conseguimos a instalação do ILS. Quem sabe agora tenhamos esta tão importante conquista para o nosso município!
Nenhum comentário:
Postar um comentário