sexta-feira, 20 de março de 2015

BLOG EDUCAÇÃO FÍSICA : SE NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO MÉDICA...CORRER NÃO MATA! SINTA O PRAZER DE CORRER!!!







               Um estudo publicado recentemente no Jornal Americano de Cardiologia 
               mostrou que a prática exagerada de corrida está associada a uma alta taxa
               de mortalidade. A mesma pesquisa apresenta uma grande contradição:
               se você não correr o suficiente, você terá mais chances de morrer. 
               Mas se você correr demais, correrá o mesmo risco de morte. 
                                             Como resolver isso?
Justin Wolfers, professor de economia da Universidade de Michigan, desmentiu a tese e decretou: correr demais não vai te matar. Para chegar a essa conclusão, Wolfers usou argumentos simples que provam que a pesquisa é insuficiente.
Segundo Wolfers, os pesquisadores categorizaram 848 corredores em prática leve, moderada e exagerada. Apenas 40 estavam entre os “exagerados”. Os atletas foram acompanhados durante dez anos, 17 morreram - sendo apenas dois do grupo “exagerado”. Como a proporção de dois de 40 é a maior, concluíram que correr demais pode te matar.
Explicamos: estaticamente falando, duas mortes em grupo de 40 pessoas (num período de dez anos) não diz nada sobre a prática exagerada de corrida. É uma amostra muito pequena para o todo. Além disso, a pesquisa não diz a razão das mortes, portanto, essas duas mortes poderiam ter sido de causas naturais.
É claro que se você tiver alguma doença cardíaca, deve procurar um médico para prática esportiva. Mas fora esse caso específico, correr não apresenta nenhum risco de morte. Wolfers finaliza dizendo que “as pessoas devem se preocupar com pouco exercício, e não com muito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário