Apreciada em todo o Brasil e até internacionalmente, a comida mineira, com suas receitas caseiras com muita carne de porco, frango, farinha e temperos da horta, é sempre sucesso nos almoços de quem gosta de apreciar um cardápio simples e saboroso.
O segredo do sabor mineiro está nos temperos caseiros, como o cheiro-verde, que muitas pessoas até mantêm em pequenas hortas dentro de casa.
“Os temperos dão o toque especial à comida mineira, além daquele gostinho dos molhos das próprias carnes que ficam no fundo da panela.
Os pratos mais típicos dessa culinária incluem carne de porco, como o lombo, a costelinha, o torresmo, o bacon; a carne de frango, usada no famoso frango com quiabo; feijão, ingrediente do tutu, do feijão tropeiro e da tradicional feijoada; a mandioca e a couve, entre outros.
A paixão pela comida mineira remete à infância de muitas pessoas, independentemente de terem ou não nascido em Minas. “Todo mundo tinha uma avó que fazia aquela comida caseira, com
produtos colhidos no fundo da horta de casa e com ótimo tempero. Isso fica na memória.
Uma característica da comida mineira também é a fritura, encontrada nos diversos bolinhos salgados e nos empanados, como a banana frita. A panela de barro usada neste tipo de comida ajuda a absorver o excesso de gordura.
REFLEXÃO DO BLOG:
Eu nasci em Bom Jesus da Penha, Sul de Minas Gerais,tenho saudades das coisas mineiras. Numa visita a parentes em Bom Jesus e Nova Resende, voltei no tempo. Estive vendo a igreja em que ia às missas com meus pais, vi o rio em que nadei tempos de menino.
Que delícia é a hospitalidade do povo mineiro, você entra numa casa, logo vem alguém com um cafezinho gostoso e bandeja de pãos de queijo, quentinhos.
Nas pensões ou restaurantes as comidas são deliciosas. Não lugar neste país que come tão bem do que em Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário