terça-feira, 28 de abril de 2015

SUGESTÕES PARA SE RELACIONAR BEM NA INTERNET E FORA DELA!


 Por Raphani Margiotta

internet-relacionar-2


A Internet está mais presente no nosso dia a dia do que nunca: no trabalho, nas relações pessoais, na vida como um todo. Por isso, hoje lidamos com as pessoas na grande rede quase na mesma proporção em que lidamos ao vivo, se a proporção não for maior. Assim, veja algumas dicas de como se relacionar bem na Internet. Afinal, quem está por trás das mensagens instantâneas ou via e-mail é alguém tão de carne e osso como você e eu.
Seja direto e educado
O maior problema da comunicação na Internet (seja via e-mail ou mensagem) é que nem sempre a mensagem chega ao receptor com a mesma exatidão que o emissor acreditava. Afinal, a comunicação escrita não permite saber o tom ou a entonação do outro. Por isso, procure ser o mais claro possível e, principalmente, muito educado. Evite linguagem muito rebuscada e seja direto. Melhor ainda, vá direto ao assunto e seja gentil.
Observe
Seja um antropólogo digital. Observe como amigos e colegas de trabalho interagem para saber o que é aceitável ou não. E, da mesma forma que se deve ouvir mais do que falar, ler mais é melhor que escrever.
Quando necessário, não descarte a formalidade
No contexto profissional, evite citações, mensagens pessoais e emoticons. E, claro, use “Muito obrigado” ou “Obrigado” ao assinar.
Atenção ao texto
Você vai decorar ou devorar o bolo? O corretor automático pode ser uma bênção ou uma maldição. Cuidado com gafes embaraçosas, sobretudo em smartphones.
internet-comunicar-3

Responda às mensagens assim que possível
Imagine esta situação: um vizinho bate à sua porta para pedir um pouco de açúcar, mas você só resolve respondê-lo na semana seguinte. Ele ainda estaria ali? Pois bem, é assim que muitos de nós se comportam quando recebem um e-mail – tenho de confessar que me sinto tentada a fazer isso, mas procuro me policiar! –, o recomendado, porém, é responder às mensagens pessoais em um ou dois dias e as profissionais em no máximo 24 horas.
Escolha o meio de comunicação correto
Sabe aquelas pessoas que odeiam falar ao telefone? Ou outras que não se dão bem como mensagens de texto? Na Internet, é a mesma coisa. Algumas pessoas preferem as mensagens instantâneas do Facebook, enquanto outras só olham a rede social uma vez por ano. Quer um exemplo? Apesar de acessar a rede social todos os dias, sou uma pessoa que não se dá bem com convites para eventos enviados pelo Facebook. Preferiria muito mais receber um e-mail simples com a data e o local do evento. Assim é preciso identificar as preferências das pessoas para então escolher o meio mais adequado de se comunicar com elas. (Veja mais dicas de como se comunicar bem aqui)
Cuide do próprio bem-estar 
Não tenha medo de desfazer amizades nem de deixar de seguir alguém, e não se ofenda se alguém deixar de segui-lo ou desfizer a amizade. Em geral, é apenas uma questão de podar antigos relacionamentos, na Internet e fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário