A primeira paróquia que os missionários assumiram no norte do Paraná, foi Centenário do Sul no ano 1953. Em seguida foram “esticando a tenda” e abrangendo várias outras paróquias aos arredores. No mês de Agosto de 2013 se repetiu o mesmo processo: os festejos começaram em Centenário do Sul e a partir daí foram alcançadas outras paróquias como Miraselva, Prado Ferreira, Lupionópolis, Cafeara, Jaguapitã e outras mais, para recordar , celebrar, animar e despertar novas vocações. Mas para Centenário não foi só isso: aí teve algo mais algo de especial! Esta cidade teve como primeiro pároco Padre Aurélio Basso que, após ser expulso da China com outros missionários da época, foi enviado ao Brasil. Este Padre tanto fez pela cidade e pelo seu povo que, após sua morte, mereceu ser sepultado na igreja por ele construída. Centenário deu também várias vocações à família xaveriana, seja masculina como feminina.
Cheguei menino em Centenário do Sul. Lembro-me bem do Padre Aurélio Basso. Minhas lembranças o vê, no altar celebrando missa em Latim, comportamento moral rígido, mulheres não podiam entrar na igreja com roupas com decotes, silêncio absoluto dos fieis em celebração. Era um padre que orientava e trabalhava para o bem da comunidade.
No dia do Padre... não podemos esquecer dos padres de nossas comunidades. Grande trabalho evangelizador dos Freis Capuchinhos... Paróquia Nossa Senhora Aparecida... quanta gente boa passou por ali... Frei Quaresma, Fabiano, Carlos, Frigo... atuais Vicente, Tosta, Forcato, Toninho... enfim tantos outros que nos ensinaram palavras cristãs para nossa vida. Que Deus derrame sobre todos ricas bênçãos pelas significativa importância das pegadas deixadas por eles na trajetória de nossa igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário