No entanto, muitos pacientes explicam o que está acontecendo de maneira confusa, o que pode prejudicar as decisões tomadas pelo médico. Por isso, vale a pena elaborar uma lista com os sintomas e lembrar-se de acrescentar os detalhes: o que você realmente está sentindo, quando os sintomas começaram e com que freqüência acontecem.
2 – “Por favor, não me faça ler as páginas que você imprimiu da Internet.”
Muitos pacientes costumam pesquisar em sites de busca sobre o significado dos sintomas observados. No entanto, os médicos afirmam que muitos sites disponíveis na rede dispõem de informações superficiais e muitas vezes incorretas, o que pode levar o paciente a sofrer por antecipação sem realmente saber o que está acontecendo.
Por isso, o melhor a se fazer é consultar o médico e esclarecer todas as dúvidas diretamente com um especialista, a fim de evitar preocupações desnecessárias. No caso dos pacientes que insistem nas pesquisas pré-consulta, é fundamental atentar-se à fonte das informações e certificar-se de que se trata de um site confiável.
3 – “Se for atrasar ou faltar à consulta, por favor, avise com antecedência.”
Todo paciente detesta quando sua consulta atrasa e o mesmo se aplica aos médicos, que também não gostam de esperar pelos atrasados. Sabe-se que imprevistos acontecem e que nesses casos o atraso é inevitável. Mas o que vale é o bom senso e o melhor a se fazer para evitar esse tipo de situação é avisar o quanto antes, já que o atraso demasiado pode ser sinal de desconsideração pelo médico e os outros pacientes.
4 – “Você não está doente. Só quer um atestado médico.”
Muitos médicos afirmam já terem passado por situações em que o paciente simula sintomas e sensações de mal-estar para conseguir um atestado médico. Vale a pena lembrar que esse tipo de atitude é facilmente identificada pelos médicos, além de ser considerada de natureza antiética, por isso, não deve ser praticada.
5 – “Seja franco. Se você não tomou os medicamentos prescritos, diga.”
Segundo médicos entrevistados, muitos pacientes, ao retornarem à consulta médica, afirmam que os sintomas não foram aliviados e que o tratamento prescrito pelo médico não tem sido eficiente. No entanto, a maioria deles, não tomou os medicamentos necessários e esconde essa informação do médico. Portanto, para evitar problemas com o tratamento, é fundamental dizer ao médico exatamente o que você está fazendo, para que, assim, sejam tomadas as decisões apropriadas.
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