segunda-feira, 13 de junho de 2016

GEADAS EM LONDRINA NO CÓRREGO DOS TUCANOS E LAGO IGAPÓ! VOCÊ SABE O QUE É GEADA?

                      Nem acreditei no que vi, quando caminhava às oito horas da manhã. Tudo bem estava agasalhado, o vento frio batia no rosto e alguns raios solares despontavam. Quem vive em locais com invernos frios sabe bem o que é a geada. Acordar de manhã e ver tudo branco não é exclusivo da queda de neve, já que a geada tem um efeito parecido. Mas o que é a geada? Não é neve, mas está no mesmo estado: sólido. 

Córrego do Tucanos, Rua Bélgica, próximo a Cativa...

 Linda imagem sobressaindo o branco e alguns galhos amarelados.



 Vejam o verde da grama se transforma em camada de gelo, mesmo com este ar frio, algumas pessoas caminhavam ou olhavam admirados com a geada...


Veio o sol... e a alegria se renova e o Zerão fica mais bonito...



                                  
  
 O que é a geada?

A geada é o resultado da formação de uma camada de gelo nas plantas e na superfície, devido à queda de temperatura. Na realidade, a geada é o orvalho congelado, fruto de temperaturas muito baixas. Mas como se forma a geada? Para entender como ocorre a formação da geada, é necessário perceber como se forma o orvalho.



Formação do orvalho e da geada

Nos dias em que não existem nuvens no ar numa dada zona, a superfície terrestre perde muita energia para o espaço, derivado da ausência dessas mesmas nuvens. Devido a essa fuga de energia, à medida que a temperatura diminui, a umidade presente na camada da atmosfera mais próxima da superfície condensa, caindo sobre as plantas e sobre o solo. O orvalho está assim no estado líquido. Após ocorrer a condensação da umidade do ar nos dias sem nuvens, se a temperatura continuar a baixar, chegando ao zero grau, as gotículas de água do orvalho transformam-se em cristais de gelo: a geada.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário