domingo, 16 de abril de 2017

SE SUA VOZ É SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO...CUIDE DELA COM CARINHO!



HOJE É O DIA MUNDIAL DA VOZ

Dia Mundial da Voz
*
 Dificilmente as pessoas se lembram de cuidar da voz e para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados com o principal meio de comunicação do ser humano, foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado hoje (16). 

Vários profissionais usam a voz em suas atividades. 

A Importância da Voz


    Temos que saber usar bem a voz. Seguir alguns cuidados é preciso. Pois uma boa voz pode fazer a diferença em qualquer situação. Entretanto, pelo fato de achar o seu cuidado algo trivial, 
a maioria das pessoas não o faz como deveria, e como outras partes do corpo, ela também requer atenção.

E para aquelas pessoas que não entendem como a saúde da voz pode interferir na vida cotidiana, é importante ressaltar que não são apenas atores, professores, cantores, locutores ou profissionais de telemarketing que dependem da voz para trabalhar, pois, cerca de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas tarefas.

Além disso, uma das principais causas de afastamento de professores na rede de ensino público está relacionada a problemas de voz. Especialistas calculam que até 30% da população apresentem algum tipo de lesão nas cordas vocais.

E para falar sobre o assunto, o ESTILO conversou com o fonoaudiólogo Wallace Souza, que além de ser responsável pelo Departamento de Fonoaudiologia de uma empresa líder em saúde empresarial de São Paulo, também prestou assessoria em voz profissional para diversas outras empresas. Confira o que o profissional falou na íntegra:ESTILO: Qual é a importância da voz?
Wallace Souza: A voz é o principal meio no qual os homens se comunicam entre si. Tem grande importância social e resulta de características herdadas e do ambiente em que vivemos. Cada voz é única como nossas impressões digitais e podemos identificá-las pela forma com que a usamos, embora ela varie bastante de acordo com nossas emoções e com as pessoas com quem falamos.

E: Como o corpo produz e emite a voz?
W.S: A voz é produzida na laringe, que é um tubo que fica no pescoço. Dentro dele, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, como uma bexiga com a boca esticada liberando o ar. Esse som é transformado em fala pelos movimentos das estruturas como língua, boca, dentes e lábios

E: O que pode prejudicar a voz?
W.S: Entre os principais problemas que afetam a voz temos as doenças respiratórias (rinite, sinusite e alergias que dificultam a produção da voz e podem fazer com que forcemos ao falar), doenças gástricas (em especial a gastrite e o refluxo gastroesofágico podem ocasionar no ferimento das pregas vocais por causa do ácido envolvido na digestão). O consumo excessivo de cigarro e bebidas irritam a mucosa das pregas vocais e recomenda-se o uso controlado. Ainda, o consumo de refrigerante e alimentos condimentados não são indicados pois dificultam a digestão e podem gerar gases que comprimem um importante músculo utilizado na respiração, o diafragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário