quarta-feira, 27 de setembro de 2017

GINÁSIO DE ESPORTES MORINGÃO...ONDE HÁ DE TUDO E POUCO ESPORTE!





Sempre ouvimos diversos shows sendo programados para o Moringão. Há poucos dias um mega show evangélico. Outras vezes celebração católica. Apresentações artísticas... enfim a maioria dos eventos nada tem haver com práticas esportivas. Na semana passada foi a vez da banda pop/rock nacional Skank. Tivemos também a banda Ira, Humberto Gessinger, e Paralamas do Sucesso.
A finalidade do Moringão não é esta e sim para eventos esportivos. Os responsáveis pelas equipes de basquete, futsal, e handebol, por exemplo, perdem parte do importante tempo disponibilizado aos treinamentos para que possam limpar “uma coisinha ou outra” deixada pelos locatários do Moringão no piso da quadra. Isso quando o local está disponível.
Nos dias de montagens e desmontagens, além dos períodos em que próprios eventos não esportivos são realizados, os atletas precisam treinar em locais alternativos. Ginásios particulares, sem estrutura totalmente adequada de iluminação e piso, são frequentemente usados para resolver situações às pressas.
Por outro lado, levantar a simples ideologia de que a casa do esporte londrinense deve ser usada exclusivamente para treinos e jogos das equipes daqui é utopia. A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) tem um dos menores percentuais de investimento do município, se levamos em conta todas as secretarias, autarquias, fundações e similares. O valor é inferior a R$ 10 milhões por ano.
Para “fazer acontecer” no esporte londrinense, é preciso buscar alternativas de arrecadação, como parcerias com os governos federal e estadual, iniciativa privada e também aluguel de espaços públicos, como o ginásio de esportes Moringão.Cada vez mais multiuso do que esportivo, a tendência do Moringão é permanecer por um bom tempo como palco de futuros shows e jogos.
A solução para agradar 100% dos usuários do espaço está longe de existir. De qualquer maneira, é preciso carregar esta provocação, no bom sentido. Se o entretenimento cultural é essencial, o esporte forma cidadãos, dá exemplo de postura e conduta ética, estimula a promoção da saúde e dá retorno ao empresário. É preciso pensar (e reinventar) o esporte londrinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário