Se você é diabético ou tem algum familiar ou amigo que sofre de diabetes, com certeza quer saber se o mel é bom ou ruim para a diabetes e se os diabéticos podem consumir mel de abelha. Aqui tentamos explicar e fundamentar a conveniência de usar mel na diabetes.
O diabetes, como você com certeza sabe, é uma doença na qual por diferentes fatores, o pâncreas deixa de fabricar insulina ou a produz em muito baixas concentrações. Este hormônio é indispensável para que os nossos órgãos, tecidos e células captem a glicose do sangue e possam funcionar corretamente.
O açúcar na dieta dos doentes de diabetes
O tratamento dietoterápico consiste em distribuir os diversos macronutrientes (hidratos de carbono, gorduras e proteína) de tal forma que ajudem a controlar a concentração de glicose no sangue e a prevenir complicações próprias do diabetes.
No caso específico dos hidratos de carbono, se procura eliminar da dieta todos os açúcares simples, já que estes se absorvem rapidamente e diretamente passam para a corrente sanguínea e aumentam a concentração de glicose no sangue.
Então, com base nestes dados eu poderei responder esta inquietude:
Os diabéticos podem consumir mel de abelha
A resposta é: habitualmente, não.
Um diabético deve consumir de 50 a 60% do seu valor calórico total na forma de hidratos de carbono, estes hidratos devem ser na sua maioria na forma de fibra, já que esta demora mais tempo em ser digerida e os açúcares que a compõem passam para o sangue de forma lenta e controlada.
O mel possui em sua composição química os seguintes açúcares:
Frutose: 40%
Sacarose: 5%
Glicose: 40%
Como você poderá ver, o mel está composto por açúcares chamados simples, ou seja, que passam diretamente para o sangue para ser utilizados por nossas células de forma rápida.
Esta é a razão principal pela qual a reposta para a pergunta Os diabéticos podem consumir mel de abelha? é negativa.
Em que caso pode ser consumido?
Só existe uma condição no diabético na qual se permite consumir mel ou qualquer outro açúcar de rápida absorção, este é o caso da hipoglicemia, situação especial em que a concentração de glicose no sangue baixa tanto, que é necessário consumir açúcares simples para aumentar a glicemia rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário