O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antônio F. Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambezinho, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a ideia de formar um lago.
O Igapó foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata de Londrina, juntamente com a estação de saneamento. Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá.
Foram construídos o Zerão (Área de Lazer Luigi Borguesi) e Centro Social Urbano. O projeto, de Burle Marx, incluía um jardim com 187 espécies de plantas nativas.
Aos fins de semana o Igapó é tomado por pessoas que vem de várias regiões de Londrina para passar momentos agradáveis com amigos ou familiares que podem pescar refrescar-se nas bicas da barragem e alguns nadam no lago embora haja proibição contrária. Há para venda caldo de cana, refrigerantes, cervejas e os jovens se agitam com suas motos e carros barulhentos. A maioria fica com suas famílias às margens do Lago... E passa horas descontraídas e se refazendo energias para enfrentar o dia a dia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário