terça-feira, 21 de agosto de 2018

CURIOSIDADE HISTÓRICA: É CERTA A FRASE "DEUS SEJA LOUVADO" EM NOSSAS CÉDULAS?"













Obviamente você já deve ter pego uma nota de Real na mão e a observado detalhadamente. Assim, notando a presença de várias marcas curiosas, algumas escritas e uma delas seria a seguinte frase, existente no canto inferior esquerdo: “Deus seja louvado”. Ok, mas pelo que consta na constituição, o Brasil seria um Estado laico, certo? 


1986, quando o Brasil adotou o Cruzado no governo de José Sarney , – existiam 120 milhões de habitantes no país, sendo que 89% eram católicos, 6,6% evangélicos, 3,1% tinham outras crenças e apenas 1,6% não possuíam religião. Baseado nisso, Sarney ordenou ao Banco Central a inclusão da frase “Deus seja louvado” nas cédulas, fundamentado em alguns modelos econômicos mundiais, assim como os EUA que tinham, em seus dólares, a frase “In God We trust”, que significa “Em Deus nós confiamos”. Que obviamente, feriria a laicidade do Estado presente na constituição. Ademais, as estatísticas quanto ao número de religiosos no país mudaram. O número de católicos caiu para 64,6%, os evangélicos se multiplicaram para 22%, outras crenças 5% e pessoas sem religião estavam em 8%, tudo isso segundo o censo de 2010 do IBGE.


“Precisamos cada vez mais ter a consciência da nossa gratidão a Deus por tudo o que ele fez por todos nós, humanos, e pela criação do universo. De maneira que não podemos jamais perder o lado espiritual (…): Eu tenho pena do homem que na face da Terra não acredita em Deus”, mais uma vez, ignorando quaisquer outras crenças existentes.

Mas será mesmo necessária essa “batalha” religiosa para evitar que a frase seja retirada? O que você acha disso tudo? Não é legal esta frase na cédula?
Ou se pode concluir que em qualquer lugar pode se colocar esta verdade Bíblica e que "Deus seja louvado" e realmente se louve este grandioso Deus que criou o céu e a terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário