sábado, 2 de março de 2019

CRÔNICA DO OSVALDO: ALGUÉM SE LEMBRA DESTA LIÇÃO ESCOLAR "BOLHAS DE SABÃO?"





POEMA: AS BOLHAS DE SABÃO



               LÁ VÃO AS BOLHAS
SE ESPALHANDO AQUI E LÁ, BRILHANDO...
        PARECEM FAGULHAS NO AR.
GUILHERME ACOMPANHA COM OS OLHINHOS
         AS BOLHAS QUE SE ESTOURAM
                  ORA NOS GALHOS,
                   ORA NAS FOLHAS.
                  PLOC! PLOC! PLOC!



 Tempos de criança bem me lembro de uma aula de Português em que a Professora Jesuína do Colégio Padre José Pires em Centenário do Sul me encantava com a poesia "Bolhas de Sabão", não sei de qual autor, só sei que ficou em minha memória, o modo carinhoso, pronúncia perfeita na leitura do texto. Eu me via nestas bolhas e as via multicoloridas. Estas lembranças maravilhosas das bolhas fizeram-me pensar na vida. 
Vivemos o agora. Esta é a realidade. Não é algo que foi ou que será. São iguais bolhas de sabão daqueles brinquedinhos que se vendem por aí. São frágeis representações do presente. São rápidos momentos de encantamento. Não dá pra pegá-las na mão. Só se pode apreciá-las. Viu, viu; não viu, não viu. Não paramos para ver as pequenas coisas que passam diante dos nossos olhos. Estamos sempre fazendo planos para o futuro ou pensando no que passou. É difícil ficar no presente. Tudo acontece muito rápido em nosso redor. A vida é dinâmica.
Tudo passa... o bom e o ruim, o mais espetacular e o mais desastroso. Tudo é retratado da realidade refletida pela bolha, pode haver outros momentos só que a certeza que temos é o presente momento.
Vemos as bolhas multicoloridas se espalhando pelos ares. E a vida do que é feita? O que nos torna realmente vivos? Seria o corpo? Acho que não, pois há corpo sem vida. A mente? Também não, há pessoas vivas sem atividade mental. Seriam as emoções? Não concordo, pois há os autistas que estão vivos.
Seria o sopro da respiração? É isso realmente mantém o corpo vivo, mas pode ser substituído por aparelhos. O que será então? A vida plena vai além de seu corpo saudável, mente perfeita, emoções em equilíbrio, sonhos e esperanças.

É, parece que a única realidade e olhar para frente e ver as ilusórias bolhas de sabão que alegram o coração. Será que alguém se lembra da lição das "Bolhas de Sabão"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário