Dia do Profissional do Marketing - 08 de Maio
O dia do profissional do marketing é hoje? Essa passagem, mostra a preocupante falta de identidade que existe a respeito dessa profissão que vem crescendo junto com preocupação das empresas e organizações quanto a sua posição, suas estratégias e táticas para atuar no mercado.
"Para ser profissional de marketing hoje é preciso ter um gosto maior por superar desafios. Em todas as áreas que muitos vêem, erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão para se adaptar às inovações e mudanças diárias. O cenário, em primeiro plano, é no mínimo intrigante. Vender, atividade fim do marketing, nunca foi tão difícil.
Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos largos, economia brasileira estável, concorrência e competição implacável, retorno sobre investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing." (Via Mundo Marketing)
Algumas funções do profissional do marketing:
Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
Observar atentamente os passos da concorrência;
Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
Verificar as oportunidades de mercado;
Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
Estabelecer ações de endomarketing;
Organizar estruturas comerciais;
Controlar budget (orçamento);
Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.Esratégia, marca, publicidade, ponto-de-venda, promoção, incentivo, eventos...tantas atividades para um único profissional que não teria como explicar em um único post. Para entender um pouco mais da profissão selecionei alguns sites para leitura:
Marcadores: ABEMD, ABMP, datas, ética, Marcas, Marketing, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Promoção, propagandas, Vendas
O dia do profissional do marketing é hoje? Essa passagem, mostra a preocupante falta de identidade que existe a respeito dessa profissão que vem crescendo junto com preocupação das empresas e organizações quanto a sua posição, suas estratégias e táticas para atuar no mercado.
"Para ser profissional de marketing hoje é preciso ter um gosto maior por superar desafios. Em todas as áreas que muitos vêem, erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão para se adaptar às inovações e mudanças diárias. O cenário, em primeiro plano, é no mínimo intrigante. Vender, atividade fim do marketing, nunca foi tão difícil.
Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos largos, economia brasileira estável, concorrência e competição implacável, retorno sobre investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing." (Via Mundo Marketing)
Algumas funções do profissional do marketing:
Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
Observar atentamente os passos da concorrência;
Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
Verificar as oportunidades de mercado;
Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
Estabelecer ações de endomarketing;
Organizar estruturas comerciais;
Controlar budget (orçamento);
Efetuar controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras em benefício das decisões futuras.Esratégia, marca, publicidade, ponto-de-venda, promoção, incentivo, eventos...tantas atividades para um único profissional que não teria como explicar em um único post. Para entender um pouco mais da profissão selecionei alguns sites para leitura:
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