"O Menino de Deus" de Joāo Carlos da Costa
É é uma obra de nāo ficçāo. É um pouco da história do Joāo e da sua "māe coragem", do seu caminho e sobretudo do que ele tem para nos dizer. O Joāo sofre de transtornos do espectro autista. Tem dificuldades motoras e verbaliza muito pouco. E no entanto, no seu interior, o seu mundo é repleto de palavras e adora os números.
Confesso que "autismo" era, para mim, uma palavra assustadora. Sobretudo porque pensava que quem sofria dele vivia num mundo completamente à parte e pouco contacto tinha com o "nosso" mundo sendo por isso difícil de atingir, de estabelecer ligaçōes. Ler este livro fez com que deixasse de ter ideias estereotipadas sobre o autismo. Sāo tantas as coisas que o Joāo tem para nos dizer! E que mundo rico possui! E sāo tantas as pessoas que foram tocadas pela sua palavra, pela sua clarividência, que o ajudaram e continuam a ajudar a superar as suas dificuldades...
Saber que essas dificuldades (a quase nāo verbalizaçāo, os seus comportamentos ditos "estranhos") podem ser ultrapassadas e que as mesmas nāo significam que o "interior" do Joāo é um mundo vazio, foi muito esclarecedor e alterou as ideias pré-concebidas que possuía sobre esta doença.
Ler este livro foi um aprender magnífico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário