Começou a primavera!! Nessa estação o clima fica bastante agradável, propício para passeios ao ar livre e, como é a estação das flores, os parques e as ruas arborizadas ficam bem interessantes para quem gosta de paisagens bonitas, mas é preciso ficar atento à saúde, principalmente pessoas que já apresentam problemas respiratórios.
Na primavera acontece o reflorestamento, por isso a polinização é intensa e esse pólen que fica solto no ar acaba desencadeando ou piorando o quadro de vários tipos de alergia, que apresentam sinais como:
- Coriza;
- Rinite alérgica;
- Coceira no nariz;
- Sintomas de resfriado que, em muitos casos, são sinais de algum tipo de alergia.
Nessa época do ano é preciso ficar alerta também à conjuntivite, que é muito comum ocorrer vários casos. Outros fatores, como a poluição, podem piorar a qualidade do ar, aumentando as chances de desenvolver quadros de alergias, além disso, o clima da primavera tem o aumento da temperatura e da umidade do ar, então por causa desses fatores a proliferação de fungos, ácaros e bactérias também aumenta.
A pele também precisa de cuidados na primavera, pois durante o inverno é comum que ela sofra um ressecamento, por isso hidratação é fundamental para se preparar para o verão, e chegar à estação mais quente com a pele bem cuidada.
Para ter cuidados com a pele na primavera, limpe, tonifique e hidrate pelo menos duas vezes o rosto durante o dia. Não se esqueça que os produtos usados devem ser condizentes com o tipo de pele. Para evitar a oleosidade, prefira sempre protetores solares e hidratantes em gel ou sem óleo e evite a aplicação em pontos nos quais a formação do óleo natural da pele é mais intensa.
Para as mulheres, em particular, além das dicas acima, acrescenta-se o utilizar maquiagem de boa procedência, tomando cuidado de manter sempre limpos os pincéis e escovas que entram em contato com os olhos, cílios e sobrancelhas e remover a maquiagem, lavar bem o rosto com sabonete e hidratar a região ao redor dos olhos antes de dormir.
Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular.
Pitaco: Por isso, aos primeiros sinais de irritação em torno dos olhos, é importante tomar medidas que contenham o avanço do problema e procurar um oftalmologista, caso a coceira persista
Veja quais são esses cuidados:
- Procure lavar as roupas com sabão neutro;
- Mantenha os ambientes arejados e limpos;
- Tente manter os bichos de pelúcia guardados;
- Tire os carpetes e tapetes dos ambientes;
- Mantenha as mãos limpas evitando os contatos com os olhos.
- Limpe a casa com pano úmido;
- Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros.
Dicas para receber a primavera de braços abertos
Cuidado com o sol!
Dica para o ano todo. Esteja o céu aberto ou nublado o uso de protetor solar, aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, é recomendado para evitar queimaduras e o envelhecimento precoce da pele. Óculos escuros com proteção UVA e UVB também são muito importantes se recomendados pelo seu médico.
Pitaco: Parece clichê, mas não é: água, beba bastante! Esse recurso natural é maravilhoso para a pele e ajuda muito em sua hidratação, assim como a ingestão de frutas, verduras e vitaminas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário