domingo, 21 de novembro de 2021

FILOSOFANDO A VIDA: "JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO. É O CRISTO QUE VIVE EM MIM"(PAULO DE TARSO)

Paro e penso: no fundo da alma existe uma verdade tão sublime, tão excelsa, plenificada de possibilidades edificantes para um mundo perdido - que flerta com a perdição mas anseia pela salvação. É aí que reside o poder do conceito, do sentimento. 

  As palavras tem pouco valor frente ao conceito. Paulo de Tarso já o sabia, pois viveu o fenômeno místico. "Já não sou eu que vivo. É o Cristo que vive em mim." Ele, esse grande apóstolo do Cristo, disse - como seu Mestre - as verdades supremas em seu modo mais simples, sucinto, sem revoluteio: "A letra mata, o espírito vivifica." E é exatamente isso. Esse é a grande questão de nossos tempos. Porque hoje, mais do que nunca, o mundo carece de orientação.

O mundo está focado no supérfluo. Preso numa forma mental. Não posso afirmar que senti plenamente a sensação de libertação íntima completa. Mas sinto que já vivenciei momentos supremos, de superação. Momentos mágicos, com profusão de sentimentos ordenados rumo a uma fé num destino glorioso. Um destino que poderia ser sofrido, mas apontando para supremas ascensões biológicas, psíquicas e espirituais. Esses foram os momentos mais gloriosos de minha vida. 

Aqueles momentos inigualáveis., tornando meu agir mais lento, porém muito mais preciso. Assim se inicia a construção do Eu Superior. Começa a Libertação de todas limitações desse universo de espaço-tempo. Há uma ascensão, sim. Que se dá ao longo dos ciclos. Ela é sutil, e por isso imperceptível. Mas para quem observa mais à fundo, torna-se evidente a lei mais profunda que rege o transformismo da matéria, da forma dinâmica, da vida, do psiquismo, das coletividades, da alma...de tudo. É uma espiral. Esse ciclo ascensional tem uma característica a mais: ele é oscilatório. Avançamos radialmente, mas, ao mesmo tempo, recuamos. No entanto, a ascensão é sempre maior do que a queda, por um pequeno fator. Um delta. É nesse delta que reside o ganho. A esperança. A salvação. As possibilidades. A liberdade. O segredo da felicidade efetiva - que ainda não foi atingida. 

O objetivo da vida é evoluir - não ser feliz. 

A felicidade que não desvanece é aquela que reside no ápice da jornada evolutiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário