quinta-feira, 4 de novembro de 2021

NO DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, QUEM TEM RAZÃO?

       






Houve uma época em que se criou uma falsa guerra entre a ciência e a religião. Cada uma se refugiou atrás de sua trincheira buscando combater a outra...No entanto , o próprio Albert Einstein afirmou : "A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega." Na verdade, é pelo diálogo entre ambas que teremos uma compreensão mais completa da realidade. 

         É indispensável a colaboração entre ambas. É bom lembrar que grandes descobertas científicas tiveram o aval da Igreja, que incentivou o desenvolvimento científico. "Quando seus dados são bem compreendidos , longe de se opor ,  elas se completam harmoniosamente ", afirmou o Cardeal Paul Poupard no Vaticano.


A interface ciência e religião

De fato, desde os primórdios da humanidade, ciência e religião se relacionam. Por vezes, as crenças religiosas influenciaram o conhecimento científico e, ao mesmo tempo, este provocou mudanças, por vezes profundas, em doutrinas religiosas. A ideia de uma divindade sempre esteve presente para a espécie humana e, de certa forma, ditou a conduta do ser humano sobre diversos aspectos da vida, principalmente em relação à sua visão sobre os fenômenos da natureza. Tanto a ciência quanto a religião podem ser entendidas como criações humanas, portanto, sujeitas a modificações e adaptações ao longo do tempo.

Em determinados momentos da antiguidade, os corpos celestes foram identificados pelo homem como as principais divindades. Ciência e religião se entrelaçavam na busca de um melhor entendimento dos fenômenos naturais, ou seja, a aproximação entre os dois campos de conhecimento era maior que o afastamento em suas interpretações.

diferença entre ciência e fé é a seguinte: em ciência, a gente tem que ver para crer. Você observa a natureza, você observa o mundo, obtém dados sobre como o mundo funciona, analisa esses dados e entende. Pela fé, você crê para ver. A crença vem antes da 


Nenhum comentário:

Postar um comentário