Londrina é portentosa. Aqui há gente talentosa. Precisamos de uma política consistente em cultura. Povo sem cultura é povo sem graça. Os projetos culturais em Londrina são raros. Alguns ficam encaixotados e nunca são aprovados. Parece que tudo que é bom culturalmente vai para Curitiba.
A cultura do povão se caracteriza como elementos culturais pertencentes a uma sociedade ou região, na qual a população pratica constantemente e de forma ativa, através de diferentes manifestações como dança, teatro, arte, literatura, folclore, gastronomia, música, etc.
E o que tínhamos em Londrina?
Teatro, festival de música, onde o povão não frequentava haja vista preços inacessíveis para a maioria. No tocante a cultura de elite é assim...ao passo que na cultura popular que advém das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Exemplos de manifestações da cultura popular:
Carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc. - Exemplos de festas populares brasileiras: Festas Juninas, Folia de Reis, Festival Folclórico de Parintins e Festa do Divino.- Exemplos de folguedos brasileiros: Congada, Marujada Fandango, Cavalhada, Bumba-meu-Boi.
Só ganhavam melhores incentivos grandes artistas e os pequenos da arte ficavam com pequenos patrocínios culturais. O presidente está reorganizando a Lei para que os pequenos sejam contemplados com mais verbas e possam realizar suas obras no setor cultural da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário