sexta-feira, 11 de março de 2022

IMPACTOS DA HIPERMODERNIDADE NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA !


 







  A contemporaneidade forma indivíduos que têm acesso às culturas, via Educação e recursos tecnológicos, mas que não exercem a plenitude da sua conversão devido a certa imaturidade seletiva, no que diz respeito à utilização de todo material tecnológico disponível, para se moldar e transformar de modo positivo a própria existência humana. Em tempos de hipermodernidade tecnológica e consumista, no qual o efêmero permeia as relações sociais e a constituição do ser histórico‐cultural da cultura‐mundo, emerge o conflito paradigmático das sobras do modernismo com a reconfiguração contextual de temas em todas as esferas do conhecimento humano. Aliás, a presença do Homo zappiens enquanto uma espécie dominante de ser humano, ainda transição, não plenamente consolidado, evolutivamente diferente e com necessidades distintas do sujeito hipermoderno, além de não conhecido na sua totalidade. As tecnologias oferecem, enquanto produto e processo, limitações pontuais em função das questões ou problematizações educacionais que se quer responder, portanto, a Educação pode servir‐se de recursos tecnológicos antigos ou novos para potencializar as aprendizagens e as construções de saberes de forma ativa, crítica, reflexiva e transformadora, conforme demanda esta nova realidade. A Educação deve ser, portanto, potencializada e otimizada pela tecnologia e não limitada por ela.

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