terça-feira, 12 de setembro de 2023

LINDAS CACHOEIRAS TE ESPERAM EM MINAS GERAIS...É BOM DEMAIS!!!

 

Lindas cachoeiras para visitar em Minas Gerais

Conheça 30 cachoeiras que são consideradas cartões postais do Estado. Leia Mais...


Cachoeira em Minas Gerais é o que não falta. São milhares espalhadas pelos 853 municípios mineiros. Todas lindas mas algumas são especiais, de tirar o fôlego. Selecionamos 30 cachoeiras consideradas as mais lindas de Minas Gerais, sendo algumas delas, cartões postais de várias cidades e do Estado.

01 - Cachoeira da Estiva em Carvalhos

A Cachoeira da Estiva fica no povoado de Franceses, em Carvalho, no Sul de Minas. (na foto acima de Rildo Silveira) Cidade famosa por suas trilhas e cachoeiras como a do Funil, dos Franceses e a da Prainha, mas a mais famosa e visitada é a da Estiva com uma queda de 70 metros, formando um poço de água fria e cristalina. Lugar ideal para um piquenique, descanso em família e relaxar, em meio a uma vasta e linda paisagem natural.

02 - Cachoeira do Caldeirão em Baependi

A Cachoeira do Caldeirão (na fotografia acima de Jerez Costa) é umas das mais belas cachoeiras de Baependi e região Sul de Minas. Sua queda é bem pequena mas volumosa. Suas águas formam uma enorme piscina natural, muito procurada por banhistas nos dias quentes. O local não é muito difícil de chegar, são 28 km de estrada de terra mas sem sinalização. Para quem não é da região, melhor contactar com guia local.

03 - Cachoeira do Sumidouro em Felício dos Santos

A Cachoeira do Sumidouro (na foto acima de Eduardo Santos) origina-se da nascente do Rio Araçuaí. Fica em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha. Tem cerca de  75 metros de altura de queda. É muito procurada pelos praticantes de rapel.
Diferente das demais, essa cachoeira não forma um poço em sua queda porque suas águas "desaparecem" ao pé da queda. Por isso o nome de Sumidouro. 

04 - Cachoeira das Maçãs em Cabeça de Boi

A Cachoeira das Maçãs (na foto acima de Arnaldo Quintão) fica em Cabeça de Boi, distrito de Itambé do Mato Dentro a 120 km de Belo Horizonte. Está situado a 20 minutos do balneário do Intancado. Tem fácil acesso, embora a pessoa terá que caminhar descalça no leito do Rio do Rio Preto e enfrentar algumas pedras pelo caminho. Mas nada que seja empecilho. A cachoeira é muito linda, com paredões ao redor e um poço raso. Diz a lenda, que um grupo de jovens foi para o local e como estava frio e a água bem gelada, jogaram um saco de maçãs no poço para encorajá-los a entrar na água. A partir dai o nome se popularizou.


05 - Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca

A Cachoeira dos Garcias (na foto acima de Marcelo Legramandi) fica em Aiuruoca, no Sul de Minas. É uma das mais belas e mais procuradas da região. São 30 metros de quedas e suas águas formam uma linda piscina natural, perfeita para banhos. O acesso é pela BR 267, a partir do km 5. Até certo ponto o acesso é a pé, mais ou menos 20 minutos. Por ser um acesso difícil, recomenda-se o acompanhamento de guia.


06 - Cachoeiras dos Cânions de Capitólio

Distante 300 km de Belo Horizonte, Capitólio é um dos pontos turísticos mais visitados de Minas Gerais, por causa do lago de Furnas, seus cânions e suas inúmeras cachoeiras, entre elas, a Cachoeira dos Cânions (na foto acima, arquivo do Hotel Engenho da Serra) , que descem pelos paredões numa queda de 50 metros de altura, formando um lindo lago com águas esverdeadas. Para se chegar a esse local, somente de barco ou escuna que partem de Capitólio, na Rodovia MG 050, km 306, na Ponte do Turvo.
 
07 - Cachoeira do Rio Claro (Fumaça) em Nova Ponte
 
A cachoeira do Rio Claro (na foto acima de Gabriel Menezes), popularmente chamada de Cachoeira da Fumaça, fica em Nova Ponte a 60 km do centro de Uberlândia-MG e 72 km de Uberaba-MG no Triângulo Mineiro. São 43 metros de altura e é considerada a maior vazão de águas do Triângulo Mineiro.
 
08 - Cachoeira do Tempo Perdido no Serro
 
A Cachoeira do Tempo Perdido (na foto acima arquivo Pousada da Amélia) fica em Capivari,distrito da cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha. É uma das mais belas e mais procuradas da região. Está a 39 km de distância do centro do Serro e apenas 21 km de Milho Verde, o mais famoso distrito do Serro. O caminho é meio difícil mas compensa pela beleza do local, pela água limpa e cristalina e um poço de águas tranquilas, delicioso para um bom banho e suas areias brancas em volta do poço, são um convite para o relaxamento. A cachoeira fica numa propriedade particular e cobram uma taxa de manutenção.
 
09 - Cachoeira dos Cristais em Diamantina
 
Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina.Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina. (foto acima de Edison Zanatto)
Altura da Cachoeira dos Cristais: 6 metros. 
Como chegar na Cachoeira dos Cristais: (foto acima de Manoel Freitas) Partindo de Diamantina, você deve seguir em direção ao Parque Estadual do Biribiri, no km 587 da MG – 367. A Cachoeira dos Cristais fica a 6 km da entrada do Parque e distante de Belo Horizonte, 315 km.
 
10 - Cachoeira da Cascadanta em São Roque de Minas
 
A Cachoeira Casca D´Anta é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, em São Roque de Minas, Sudoeste de Minas Gerais.

A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.

A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros.

O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.

11 - Cachoeira da Fumaça em Carrancas
 
Cachoeira da Fumaça (acima na fotografia de Gilson Nogueira)  é uma queda-d'água localizada no Complexo da Fumaça, localizada a aproximadamente 6 Km do centro da cidade de Carrancas no Campo das Vertentes. 

Possui 25 metros de queda d'água. Suas águas que formam a cachoeira vêm do Ribeirão Carrancas, que por sua vez recebe todo o esgoto sem tratamento produzido pela cidade. 

Apesar da poluição, é uma das mais belas cachoeiras de Minas.

A comunidade local, bem como os turistas, esperam que o esgoto da cidade seja tratado e assim, a cachoeira possa ser frequentada e utilizada para banhos, como era antes, pelos moradores e turistas.

12 - Cachoeira da Jibóia em Uruana de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário