Lindas cachoeiras para visitar em Minas Gerais
Conheça 30 cachoeiras que são consideradas cartões postais do Estado. Leia Mais...
Cachoeira em Minas Gerais é o que não falta. São milhares espalhadas pelos 853 municípios mineiros. Todas lindas mas algumas são especiais, de tirar o fôlego. Selecionamos 30 cachoeiras consideradas as mais lindas de Minas Gerais, sendo algumas delas, cartões postais de várias cidades e do Estado.
01 - Cachoeira da Estiva em Carvalhos
A Cachoeira da Estiva fica no povoado de Franceses, em Carvalho, no Sul de Minas. (na foto acima de Rildo Silveira) Cidade famosa por suas trilhas e cachoeiras como a do Funil, dos Franceses e a da Prainha, mas a mais famosa e visitada é a da Estiva com uma queda de 70 metros, formando um poço de água fria e cristalina. Lugar ideal para um piquenique, descanso em família e relaxar, em meio a uma vasta e linda paisagem natural.
02 - Cachoeira do Caldeirão em Baependi
A Cachoeira do Caldeirão (na fotografia acima de Jerez Costa) é umas das mais belas cachoeiras de Baependi e região Sul de Minas. Sua queda é bem pequena mas volumosa. Suas águas formam uma enorme piscina natural, muito procurada por banhistas nos dias quentes. O local não é muito difícil de chegar, são 28 km de estrada de terra mas sem sinalização. Para quem não é da região, melhor contactar com guia local.
03 - Cachoeira do Sumidouro em Felício dos Santos
A Cachoeira do Sumidouro (na foto acima de Eduardo Santos) origina-se da nascente do Rio Araçuaí. Fica em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha. Tem cerca de 75 metros de altura de queda. É muito procurada pelos praticantes de rapel.
Diferente das demais, essa cachoeira não forma um poço em sua queda porque suas águas "desaparecem" ao pé da queda. Por isso o nome de Sumidouro.
04 - Cachoeira das Maçãs em Cabeça de Boi
A Cachoeira das Maçãs (na foto acima de Arnaldo Quintão) fica em Cabeça de Boi, distrito de Itambé do Mato Dentro a 120 km de Belo Horizonte. Está situado a 20 minutos do balneário do Intancado. Tem fácil acesso, embora a pessoa terá que caminhar descalça no leito do Rio do Rio Preto e enfrentar algumas pedras pelo caminho. Mas nada que seja empecilho. A cachoeira é muito linda, com paredões ao redor e um poço raso. Diz a lenda, que um grupo de jovens foi para o local e como estava frio e a água bem gelada, jogaram um saco de maçãs no poço para encorajá-los a entrar na água. A partir dai o nome se popularizou.
05 - Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca
A Cachoeira dos Garcias (na foto acima de Marcelo Legramandi) fica em Aiuruoca, no Sul de Minas. É uma das mais belas e mais procuradas da região. São 30 metros de quedas e suas águas formam uma linda piscina natural, perfeita para banhos. O acesso é pela BR 267, a partir do km 5. Até certo ponto o acesso é a pé, mais ou menos 20 minutos. Por ser um acesso difícil, recomenda-se o acompanhamento de guia.
06 - Cachoeiras dos Cânions de Capitólio
Altura da Cachoeira dos Cristais: 6 metros.
A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.
A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros.
O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.
11 - Cachoeira da Fumaça em Carrancas
Possui 25 metros de queda d'água. Suas águas que formam a cachoeira vêm do Ribeirão Carrancas, que por sua vez recebe todo o esgoto sem tratamento produzido pela cidade.
Apesar da poluição, é uma das mais belas cachoeiras de Minas.
A comunidade local, bem como os turistas, esperam que o esgoto da cidade seja tratado e assim, a cachoeira possa ser frequentada e utilizada para banhos, como era antes, pelos moradores e turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário