sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PARABÉNS PARA ZONA NORTE DE LONDRINA:BETO RICHA LIBERA R$ 4 MILHÕES PARA A SAUL ELKIND


Marcus Ayre

A revitalização da Avenida Saul Elkind, na zona norte de Londrina, deve começar no início do ano que vem. Pelo menos esta é a expectativa do governador Beto Richa (PSDB), que, na tarde de ontem, durante visita à cidade, assinou a autorização de repasse de R$ 4 milhões para a obra.
O caminho para a revitalização, porém, ainda não está totalmente liberado. O financiamento do estado para o Município depende de uma autorização da Câmara de Vereadores e da Secretaria do Tesouro Nacional. “É um projeto ambicioso, completo e que vai atender às necessidades desta região e dos comerciantes. Os recursos estão prontos e só estamos aguardando a aprovação”, explicou o governador, na passagem pelos Cinco Conjuntos.

A revitalização deve ocorrer em um trecho de 6 quilômetros da Saul Elkind. O pré-projeto prevê a criação de uma ciclovia e de uma terceira pista; o rebaixamento da iluminação; a instalação de calçadas; e um trabalho de paisagismo (incluindo canteiros de flores, lixeiras e bancos). Também deve ser realizada uma campanha educativa para a conservação do que for renovado.Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), não existe também um projeto finalizado para a obra, mas um pré-projeto apresentado no fim do mês passado pela Prefeitura e pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Este documento deve ser usado como base para criação de um projeto que passará por análise jurídica e técnica.

Serão utilizados recursos do Programa Paraná Urbano, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Segundo o secretário de estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, a Saul Elkind tem um dos metros quadrados comerciais mais caros da cidade e com potencial de crescimento. “Queremos transformar a avenida num boulevard”, afirmou.
Impacto
Atualmente, na Saul Elkind atuam cerca de 500 empresas. Uma delas é a Casa Rações Sanchelle, que está no local há dez anos. A expectativa do proprietário é de que a região possa se desenvolver mais, atraindo número maior de consumidores. “Esses dias fizeram uns recapes e as ruas até que ficaram boas. Mas acho que com a revitalização deve ficar melhor.”

Na Saul Elkind também está instalado o Centro Cultural Lupércio Luppi e a Escola de Circo de Londrina - esta última atende cerca de 120 crianças e adolescentes. Segundo o diretor da escola, Sérgio Oliveira, o anúncio das obras é importante, mas a distribuição dos recursos deveria ser melhor discutida.
“A revitalização da Saul vai ser benéfica para aquela região, mas deixar um trabalho restrito às obras é desanimador. Os recursos também poderiam ser usados em melhorias no setor cultural, em entretenimento. O projeto precisa ser melhor dialogado com a comunidade”, defendeu Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário