A torre era semelhante a esta só que era balaustrada em cima havia
quatro alto-falantes iguais a este abaixo:
Quem se lembra, até em região perto de Lupionópolis era possível ouvir o som desta rádio comunitária, quando se iniciava o expediente...com uma característica musical que ecoava no ar... ouvia-se:
"Senhores ouvintes bom dia, está no ar o Serviço de Alto-Falantes "A Voz do Povo" com estúdio anexo ao Cine Paraná!"
Aí era uma sequência de propagandas das lojas, notícias da prefeitura, recados dos ouvintes, anúncios de filmes programados para o cinema, e às vezes , músicas dedicadas aos moradores da região pois com quatro poderosos alto-falantes instalados numa torre de madeira de 24 metros de altura o som era audível num raio de mais de 10 quilômetros, por exemplo muitos moradores de Lupionópolis ouvia a transmissão do Alto-Falantes.
Era uma rádio comunitária. Fomos os pioneiros do rádio em Centenário do Sul, pois tínhamos um técnico amigo que criou um aparelho que conseguia transmitir sons através do rádio era a Rádio Centenário, eu falava ao microfone" Rádio Centenário em caráter experimental, tocando mais músicas para o povo.
O Alto-falantes era usado para fatos que ocorriam na região... as famílias usavam para informar mortes de familiares... ao som de Ave Maria. Foi bastante útil em época que não havia emissoras de rádio na região.
Se você, morador da cidade daquela época e tem algum fato curioso para dizer sobre acontecimento mande para o blog que divulgarei com satisfação.
Um abraço amigos de Centenário do Sul, minha segunda cidade natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário